Infraestrutura

1. SETOR DE ENGENHARIA – Este setor presta todo serviço de interesse dos municípios associados, tais como: projetos de construção, reforma e/ou ampliação de escolas, creches, galpões, quadras, campos de futebol, postos de saúde, casas populares (com cinco projetos disponíveis, com área de 40,00 a 60,00 m²), planilhas de custos para construção, laudos técnicos, cópias heliográficas, assessoria técnica para regularização e/ou aprovação de projetos. O objetivo deste setor é melhorar a qualidade das construções civis dos municípios e diminuir custos com pessoal.

2. PATRULHA MOTOMECANIZADA – Para atender as necessidades dos municípios associados, na área de equipamentos pesados, o Estado de Minas Gerais cedeu à AMOG, através do DER/MG uma Patrulha motomecanizada, composta por doze (12) equipamentos (01 motoniveladora CATERPILLAR 12G, 02 motoniveladoras HWB 130 M, 01 trator de esteiras FIAT-ALLIS AD7B, 01 retro escavadeira CASE 580H) e 02 tratores agrícolas, além destes equipamentos a AMOG dispõe de 05 equipamentos próprios: 02 motoniveladoras CATERPILLAR 120-H, 01 motoniveladora HWB 140 M, 01 retro escavadeira CASE 580 H e 01 Roçadeira Hidráulica. A utilização destes equipamentos é feita mediante assinatura de convênio entre municípios associados e AMOG. Os serviços são executados obedecendo-se a ordem de solicitação. Fica a cargo do município contratante o transporte dos equipamentos da Associação, fornecimento de óleo combustível, é cobrada taxa de utilização de equipamentos, conforme tabela (anexo II):

3. MEIO AMBIENTE – Em 2004 a AMOG iniciou a prestação de serviços na área de resíduos sólidos (lixo), através de orientações sobre a legislação vigente, acompanhamento, orientações técnicas e execução de aterros controlados, conforme orientações da FEAM.

4. TREINAMENTO DE PESSOAL – Nesta área a AMOG oferece cursos especializados em administração pública (contabilidade, prestação de contas, orçamento, licitações, tributação, pessoal, etc). Os cursos são ministrados por professores reconhecidos em todo o estado, com a vantagem de serem realizados na sede da AMOG, em Guaxupé, o que resulta em grande economia de tempo e recursos financeiros.

5. ESPORTES – Desde 1997 os Jogos da AMOG são realizados pela entidade, é um campeonato regional, que conta com a participação dos municípios associados em diversas modalidades esportivas, tendo chegado a treze modalidades, com a participação de mais de 1.500 atletas em cada edição. Estes jogos são realizados anualmente nos municípios associados que se candidatam a sediar o evento, em 2009 os Jogos serão realizados em Guaxupé.