São Pedro da União

 

----------O município de São Pedro da União está situado no Sudoeste de Minas Gerais, com uma área de 260,8 km2, uma temperatura média anual de 20,60C, altitude média de 1.060 metros e uma população de 5.040 habitantes (Censo 2010).
            O acesso à cidade pode ser realizado pela BR 146, saindo de Guaxupé, cuja estrada encontra-se em fase de pavimentação e pela MG 446, saindo de Juruaia, pela estrada que foi pavimentada recentemente.
            Em meados do século XIX, este local era o caminho dos tropeiros transeuntes que viajavam pelos territórios das Gerais. Neste local havia uma pousada que hospedava os tropeiros que iam e vinham da cidade de Passos e localidades vizinhas.
            Segundo a história, dois escravos, Pedro Luciano e Pedro Petrarca, trabalhavam nos arredores da pousada, próximo a uma capelinha, roçando pasto e, com um golpe de foice acertou um toco que era uma imagem de São Pedro, cortando assim o dedo do pé esquerdo da imagem.
            Este acontecimento chamou a atenção dos moradores que, por ser um fato curioso, resolveram doar as terras da fazenda denominada “Retiro” para a formação do patrimônio do qual deram o nome de São Pedro. Como consta da escritura de doação, passou a chamar-se São Pedro da União, devido a união dos 19 fazendeiros que doaram 60 alqueires de suas terras para a formação do patrimônio, sendo elevado a distrito em 1870 e emancipado em 31/12/1943.
            A emancipação contou com o esforço de muitos. O Dr. Rafael de Castro, médico natural desta cidade, foi o primeiro prefeito nomeado em 06/01/1944 por indicação da maioria dos chefes políticos locais, mas o primeiro prefeito eleito pelo povo foi Trajano Marques.


Exibir mapa ampliado

----------No município de São Pedro da União temos o povoado de Biguatinga que ganhou este nome devido a uma grande concentração de pássaros Biguás.
O povoado de Biguatinga tem sua história relevante devido a estação ferroviária, que há cinquenta anos atrás constava com o ramal. Através desta estação, o nosso café era transportado até o Porto de Santos. A linha foi extinta em 1961 e o prédio ainda existe.

----------São Pedro da União está localizado entre montanhas onduladas em meio a uma paisagem de colorido verde, com um clima muito saudável.

----------É uma cidade de povo simples, trabalhador e hospitaleiro. Possui tradições culturais que enriquecem nossa história, como as afamadas festas de barraca, que conquista todas as pessoas do município e de toda região. Janeiro acontece na cidade a festa de São Sebastião; junho, festa do padroeiro São Pedro; agosto, no bairro Arrudas, festa da padroeira nossa Senhora; setembro, no povoado de Biguatinga, festa da padroeira Santa Terezinha e outubro também na cidade celebra-se com grandiosidade a festa de Nossa Senhora Aparecida.

----------Em nosso painel cultural ainda exibe várias comemorações que merecem ser por todos lembrados. A religiosidade em janeiro das companhias de Reis; fevereiro, o fervor do carnaval que arrasta multidões; maio, festa do carro de boi, onde reúnem os carreiros das cidades vizinhas encerrando a esplendorosa festa com shows de diversos cantores; dezembro, com a maravilhosa queima de fogos comemorando a passagem do ano e o aniversário da cidade em 1º de janeiro.

----------Além de todas essas comemorações, junho é o mês de destaque, pois as tradicionais festas juninas das escolas municipais encantam a todas as crianças com comidas típicas, quadrilhas e brincadeiras – uma festa multicolorida que toda a população vem com prazer prestigiar.

----------Ainda no mês de junho temos em residências, ruas e bairros os terços de Santo Antônio, São João e São Pedro, sempre acompanhados de iguarias deliciosas.

----------São Pedro da União tem sua economia alicerçada na agropecuária, no setor agrícola e horti fruti grangeiro. As principais atividades econômicas da agricultura são: café, milho, soja e feijão. E a pecuária está voltada para a alta produção leiteira, a qual é vendida para laticínios das cidades vizinhas.

----------Tem alta produtividade cafeeira, sendo o café do município destacado entre um dos melhores da região, os cafezais praticamente dominam a paisagem local.

----------Contamos também com fábricas de lingerie, acessórios para lingerie e confecção feminina.

----------No setor de serviços temos uma torrefação de café, postos de gasolina, oficinas mecânicas, supermercados e lojas comerciais de vários ramos (drogarias, roupas, móveis, presentes, artefatos para agricultura e pecuária, etc.).

----------A cidade tem como principal atração a hospitalidade típica do povo mineiro, boa comida, doces deliciosos e as festas preservadas pela população.

----------Possui uma pousada com capacidade para 30 pessoas, três restaurantes, comida mineira, várias lanchonetes e bares que podem atender ao visitante com carinho e cortesia; um pesqueiro que além da pescaria, serve peixes deliciosos e um excelente frango caipira. E um hotel fazenda em construção que promete receber com carinho e oferecer não somente belas paisagens, mas momentos de prazer e sossego.

----------Esta cidade a todos encanta, seu relevo ondulante exibe lindas e exuberantes cachoeiras, rios e córregos, matas abundantes abrigando aves e animais de grande beleza.

----------São Pedro da União é um pequeno espaço das Gerais aconchegante e que caminha rumo ao progresso, visando uma vida de melhor qualidade a toda população.

 

---------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

Eventos
 clique aqui

Turismo
 clique aqui