2º Seminário de Meio Ambiente

 

Nos dias 18, 19 e 20 de Agosto

Faça o Download da Ficha de Inscrição

Convite

PROGRAMAÇÃO – II Seminário de Meio Ambiente
UNIFEG – AMOG
NOITE - 18/08 – Abertura (19:30)

TARDE 19/08 – Palestras (13:30 – 16:30)
AMM Associação Mineira de Municípios. Trata-se de uma entidade política, suprartidária e de utilidade pública além de ter como seus parceiros os gestores municipais que acreditam no princípio municipalista como alavancador para a construção de um Estado e um País soberano. Os governos estadual e federal, as associações microrregionais de municípios, bem como diversas instituições da sociedade civil, trabalham com a parceria da AMM e reconhecem a força de sua representatividade.
A AMM atua como estrutura de articulação política e se posiciona frente aos poderes executivo, legislativo e judiciário como representante legítima das 853 cidades, o maior número de municípios reunidos do Brasil. Ao mesmo tempo em que defende os interesses e os direitos dos municípios mineiros, oferece a eles ferramentas para se tornarem autônomos econômica e juridicamente através da implementação de uma gestão eficiente.
Representantes do Deptº de Meio Ambiente da AMM.  Licinio Xavier e Sérgio Martins
01- OBRIGAÇÕES/OPORTUNIDADES/PENALIDADES impostas aos municípios. Dentro da perspectiva obrigações e oportunidades devemos tecer comentários sobre o licenciamento na esfera municipal

02- Lei 12 305/2010 - UTCs - Usinas de Triagem e Compostagem - Oportunidade para os municípios com população inferior a 20.000 hab.

NOITE 19/08 – Palestras (19:30 – 22:30)

Guilherme Gomes de Almeida.
Água Fria e Quente nas Habitações – Equipamentos e consumo consciente.

Arquiteto - FAUFB
Mestre em Engenharia de Sistemas Prediais – Poli – USP
Diretor da Graff  - Projetos, Consultoria e Planejamento. Professor dos Cursos de Engenharia Civil e Arquitetura na Unifeg.

Daniela Carvalhaes Pinto Franchi Valente.
Tema: Gestão Ambiental.

Técnica em Segurança do Trabalho - Senac/MG
Técnica em Meio Ambiente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Muzambinho. Graduanda em Direito – UNIFEG. 
Atua como técnica em Segurança do Trabalho e Meio Ambiente na empresa Cristalfio Indústria e Comércio Ltda (Guaranésia/MG). Já prestou assessoria em licenciamento de postos de combustíveis e fazendas.

TARDE 20/08 - Palestras (13:30 – 16:30)
Nádia Cristina Pires Nadaleti
Tema da palestra: Recursos Hídricos: situação ontem e hoje

Chefe do Setor de Meio Ambiente - Prefeitura de Guaranésia.
Graduada em Ciências Biológicas - licenciada e bacharela pelo UNIFEG.
Técnica em Gestão Ambiental.

Alessandra Rodrigues de Carvalho
Tema: Indicador de disruptores endócrinos em águas estuarinas da Bacia do Rio Juqueriquerê - Caraguatatuba (SP)

Química - Licenciatura e Bacharelado
Mestranda em Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Área Química Ambiental

 

NOITE 20/08 – Palestras (19:30 – 22:30)

1) Emerson Ricciardi. 
Mostra de vídeos. Exibição do festival do minuto “mostra água”.
Economista, especialista em gestão pública com estratégia em saúde, especialista em projetos culturais.
Alunos do 6º período de Publicidade e Propaganda – Greenwashing
2) Semíramis Biasoli: 
O tema será: Políticas Públicas de Educação Ambiental.
Graduação em ciências jurídicas e sociais pela PucCamp, educadora ambiental, especialista em gestão e educação ambiental pela Unicamp/SP, em conclusão de doutoramento pela ESALQ/USP, como Doutora em Ciências, com foco na institucionalização de políticas públicas de educação ambiental. Participa da Oca - Laboratório de Educação e Política Ambiental (Esalq-USP). Associada fundadora e Secretaria Geral do FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental. É consultora em educação ambiental e políticas públicas. Atuou junto ao Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA) de 2004 a 2008 como Técnica especialista do Departamento de Educação Ambiental, atuando como enraizadora responsável pela implementação das políticas públicas federais de educação ambiental no estado de São Paulo. Com experiência em implantação de projetos Educadores Ambientalistas junto a Coletivos Educadores, Prefeituras, Universidade, Sociedade Civil e Empresas.