Conselheiros Tutelares

 

 

A pedido da AMOG a Diretora do SEDESE – Poços de Caldas (Elina Jurema) trouxe para a cidade de Guaxupé a seguinte capacitação:

CURSO PARA:

·          Conselheiros Tutelares (CT) e Conselheiros Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

 

As inscrições que são limitadas podem ser feitas através do link abaixo: site SEDESE.

 

Colocar na inscrição:

Polos de realização da capacitação: SUL/POÇOS DE CALDAS

Selecione a opção: Guaxupé.

 

A capacitação será nos dias 19,20 e 21 de setembro de 2013 e acontecerá no CIEG.

 

Segundo informou a competente diretora Elina Jurema, os participantes com deslocamento receberão diárias.

ANTENÇÃO: VAGAS LIMITADAS.

 

 
MÓDULOS DE APRENDIZAGEM
I – Teoria dos Direitos Humanos e Direitos da Criança e do Adolescente: conceito, origem, fundamentos, sistema democrático e cidadania.

II – Marco jurídico-legal e político social dos direitos humanos e dos direitos da criança e do adolescente: principais instrumentos, mecanismos e implicações sociais.

III – Sistema de Garantias dos direitos da Criança e do adolescente: atores, funções, atribuições. Avanços e Desafios. Portal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Fundo da Infância e da Adolescência.

IV –Políticas Públicas de Atendimento (Sistema Único da Assistência Social, Sistema Nacional de Atendimento Sócio- educativo) e Planos Nacionais (Plano Nacional de Convivência Familiar, Plano Nacional de Prevenção e Erradicação Infantil e Proteção do Adolescente Trabalhador e Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente).

V – Violação dos direitos da Criança e do Adolescente: maus-tratos, exploração e abuso sexual, trabalho infantil e outros.

VI – Conselheiros Tutelares e de Direitos: conceito, função, gestão (diagnóstico, planejamento e monitoramento), orçamento criança, conhecimento e técnicas de acolhimento e estudos de casos.

VII – Sistema de Informação da Infância e Adolescência SIPIA – CET- WEB oportunidades e desafios teórico-práticos.

VIII - Elaboração e apresentação, pelos alunos, de projeto de multiplicação dos conhecimentos adquiridos nos locais de atuação e/ou intervenção.
A capacitação será realizada da seguinte forma: 24 horas em aulas presenciais e 16 horas na modalidade à distância.

 

 

 

Espalhe essa notícia

home