AMOG - SERVIÇOS

A AMOG - Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana foi fundada em 08 de Janeiro de 1.976, conforme Ata de Constituição e eleição da 1ª Diretoria, lavrada e assinada pelos representantes dos Municípios da Micro Região.

É uma associação de municípios atualmente com 15 associados, é entidade de Direito Civil de duração indeterminada, que visa à integração administrativa, econômica e social dos Municípios que a compõe, regendo-se através de Estatutos.

Atua em regime de íntima cooperação com as Autoridades congêneres e afins, bem como os órgãos Federais, Estaduais e Municipais, entidades privadas e mistas.

Tem como objetivo ampliar e fortalecer a capacidade administrativa, econômica e social dos Municípios, prestando-lhes a assistência técnica, promovendo o estabelecimento de cooperação intermunicipal e intergovernamental e atuando em diversas áreas de interesse municipal, de acordo com os recursos financeiros repassados pelos municípios.

Como ela funciona? A AMOG é presidida por uma diretoria composta e eleita por prefeitos associados, à duração do mandato é de um ano, podendo a diretoria ser reconduzida por igual período, segue abaixo a Diretoria exercício 2017.

Presidente: Jarbas Correa Filho - Prefeito de GUAXUPÉ;

1º Vice Presidente: Celson José de Oliveira - Prefeito de NOVA RESENDE;

2º Vice Presidente: Paulo Sérgio Gornati - Prefeito de MONTE SANTO DE MINAS;


Conselho Fiscal Membros Efetivos:

Valdevino de Souza - Prefeito de MONTE BELO;

Custódio Ribeiro Garcia; -  Prefeito de SÃO PEDRO DA UNIÃO;

Gilson Pereira Melo – PREFEITO ARCEBURGO;


Conselho Fiscal Membros Suplente:

Geraldo Magela da Silva – PREFITO DE JACUÍ;

Ronaldo Pereira Dias – PREFEITO DE ITAMOGI;

Claudeci Divino de Araújo – PREFEITO DE JURUAIA.

 

Além dos cargos (não remunerados) ocupados por prefeitos existe um secretário executivo (funcionário da AMOG) que é o responsável por supervisionar, coordenar e executar os serviços relativos ao expediente, contabilidade, administração de pessoal e material da associação, pela execução das determinações do presidente e pelo atendimento aos prefeitos associados no que diz respeito à prestação de serviços oferecidos pela entidade.

As assembléias da associação são realizadas bimestralmente e tem como objetivo a troca de experiências entre os prefeitos e a aprovação de medidas propostas por seus associados, obedecendo-se o estatuto.

1. SETOR DE ENGENHARIA - Este setor presta todo serviço de interesse dos municípios associados, tais como: projetos de construção, reforma e/ou ampliação de escolas, creches, galpões, quadras, campos de futebol, postos de saúde, casas populares (com cinco projetos disponíveis, com área de 40,00 a 60,00 m²), planilhas de custos para construção, laudos técnicos, cópias heliográficas, assessoria técnica para regularização e/ou aprovação de projetos. O objetivo deste setor é melhorar a qualidade das construções civis dos municípios e diminuir custos com pessoal.

2. PATRULHA MOTOMECANIZADA - Para atender as necessidades dos municípios associados, na área de equipamentos pesados, o Estado de Minas Gerais cedeu à AMOG, através do DER/MG uma Patrulha motomecanizada, composta por doze (12) equipamentos (01 motoniveladora CATERPILLAR 12G, 02 motoniveladoras HWB 130 M, 01 trator de esteiras FIAT-ALLIS AD7B, 01 retro escavadeira CASE 580H) e 02 tratores agrícolas, além destes equipamentos a AMOG dispõe de 05 equipamentos próprios: 02 motoniveladoras CATERPILLAR 120-H, 01 motoniveladora HWB 140 M, 01 retro escavadeira CASE 580 H e 01 Roçadeira Hidráulica. A utilização destes equipamentos é feita mediante assinatura de convênio entre municípios associados e AMOG. Os serviços são executados obedecendo-se a ordem de solicitação. Fica a cargo do município contratante o transporte dos equipamentos da Associação, fornecimento de óleo combustível, é cobrada taxa de utilização de equipamentos, conforme tabela (anexo II):

3. MEIO AMBIENTE - Em 2004 a AMOG iniciou a prestação de serviços na área de resíduos sólidos (lixo), através de orientações sobre a legislação vigente, acompanhamento, orientações técnicas e execução de aterros controlados, conforme orientações da FEAM.

4. TREINAMENTO DE PESSOAL - Nesta área a AMOG oferece cursos especializados em administração pública (contabilidade, prestação de contas, orçamento, licitações, tributação, pessoal, etc). Os cursos são ministrados por professores reconhecidos em todo o estado, com a vantagem de serem realizados na sede da AMOG, em Guaxupé, o que resulta em grande economia de tempo e recursos financeiros.

5. ESPORTES - Desde 1997 os Jogos da AMOG são realizados pela entidade, é um campeonato regional, que conta com a participação dos municípios associados em diversas modalidades esportivas, tendo chegado a treze modalidades, com a participação de mais de 1.500 atletas em cada edição. Estes jogos são realizados anualmente nos municípios associados que se candidatam a sediar o evento, em 2009 os Jogos serão realizados em Guaxupé.

A AMOG, tem uma parceria com o IFSULDEMINAS, onde já são realizados alguns cursos como: Pós-graduacão em gestão pública parceria IFsuldeminas; Congresso de educacão; Cursos de capacitação.

Atualmente a parceria já existente entre AMOG e IFSULDEMINAS tem sido muito elogiada e reconhecida, exemplo de sucesso é o Curso de Gestão Pública, que tem hoje quase 80 alunos matriculados e cerca de 120 em lista de espera para novas turmas.

O curso de pós-graduação é direcionado a gestores vinculados ao setor público na área de Educação da Região da AMOG.

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